terça-feira, 10 de março de 2009

Ai, eu digo sempre o que penso...

Humpf.. Quem não conhece alguém que se vanglorie de ter esta formidável “qualidade”? Quem não ouviu já alguém falar muito altivamente da sua capacidade de dizer tudo o que pensa e expressar sempre a sua opinião? Há quem lhe chame franqueza, sinceridade, honestidade, “não ter papas na língua”... há até quem lhe chame mau feitio. A mim parece-me idiotice pura e falta de bom senso.. talvez uma verdadeira mostra de arrogância e excesso de narcisismo e cinismo.
Qual a razão desta minha opinião tão radical? Muito simples... sou uma pessoa como outra qualquer. Modesto o suficiente para saber que não sou mais, nem menos que os outros. Como qualquer outra pessoa, nem sempre penso da melhor forma, nem tenho a opinião mais correcta acerca das pessoas e coisas. Ora, se dissesse tudo o que penso, correria o risco de dizer muita merda. Por isso, como uma pessoa sensata, faço uma triagem dos meus pensamentos e opiniões, falando apenas aquilo que acho valer a pena, pois as minhas palavras podem magoar, mesmo não estando correctas.. A isto se chama viver em sociedade..
Portanto, quando pensarem em expressar a vossa opinião e dizer algo que possa magoar quem esteja a ouvir e cujo conteúdo seja discutível, pensem:

Até um idiota passa por inteligente se ficar calado...

3 comentários:

Helel Ben Shahar disse...

Back in the game, are we?

Cheers, mate!

Helel Ben Shahar disse...

A propósito do post, gostei da reflexão. Simples e directa.
Digamos que disseste o que pensas, hehe.

O problema das pessoas que «dizem o que pensam» é, geralmente, a escolha do lugar. Não sei porquê, parecem preferir lugares públicos para dizer o que pensam, sempre com grande alarido.

Hitman disse...

Concordo, não podemos dizer tudo o que nos vêm à cabeça, mas também não podemos ficar com tudo o que pensamos cá dentro, a honestidade é uma boa característica, não dizer o que estamos a pensar não é necessariamente desonesto, às vezes é mesmo uma questão de bom senso e até de humildade. No fundo é como tu dizes, é necessário fazer uma espécie de triagem ou até filtragem dos nossos pensamentos, precisamente pela razão que apontas, é necessário vivermos em sociedade. Há poucas semanas houve um episódio da série House em que o paciente apresentava desinibição do lóbulo frontal e como consequência dizia tudo o que lhe vinha à cabeça, não conseguindo sequer mentir, escusado será dizer que isso gerou muitas situações embaraçosas e gerou muito mau ambiente no casamento do individuo e na sua relação com a sua filha.