quarta-feira, 25 de março de 2009

Pobreza..

Ontem, à discussão com o meu grupo de amigos, abordei a questão da pobreza e desigualdade. Em toda a conversa fui acusado de extremismo pelas minhas filosofias democrático-comunistas e de hipócrita pelo facto de eu próprio possuir os meus bens materiais (argumento sem grande validade, dado o seu valor e o apego que lhes tenho). A verdade é que ninguém me parece dar razão, quando afirmo que este mundo está completamente virado ao contrário, e muito menos ainda por não apresentar nenhuma solução. Se a solução disto tudo pudesse ser sugerida e concretizada por uma só pessoa, não estaríamos assim, não é? É triste saber que nos conformamos tão facilmente com as coisas, mesmo sabendo que não estão certas...

Ora, decidi fazer alguma pesquisa pela Net, de forma a saber um pouco acerca da pobreza e encontrei números interessantes. Aparentemente, o mundo é injusto e a miséria domina. Infelizmentem, de acordo com muitas mentalidades, a pobreza só existe porque as pessoas não se esforçam, nem estudam, nem trabalham, nem querem saber de uma vida melhor. Em suma, os pobres são uns burros e relaxados que só não são doutores ou engenheiros porque não quiseram. E os ricos têm o dinheiro todo que têm porque o mereceram. Agora, a questão é? De onde veio esse dinheiro? Foi Deus que lhes deu? Foi o estado? Como é que se ganha dinheiro neste mundo? Na minha opinião (e neste caso admito que serei um pouco radical), ganha-se dinheiro de muitas mais formas e muito menos dignas e correctas do que realmente se deveria. Se existem leis ridículas para regulamentar as substâncias que introduzimos no nosso próprio organismo e para prevenir a eutanásia e o aborto, porque raio é que não existem leis que beneficiem um "pouquinho de nada" mais quem trabalha, se ao fim-e-ao-cabo, o trabalho é o que gera as fortunas? Há uma resposta muito simples: Não podemos de forma alguma prejudicar o crescimento económico, ou as empresas não terão dinheiro para pagar ao fisco, estando também a prejudicar o crescimento económico da nação. Mas afinal que merda é esta? Um país é alguma firma que tem que prosperar contra outras "empresas-nações"? E que é feito das pessoas? E para que é o dinheiro, se há gente a viver com condições de vida precárias e sem qualquer poder de compra, a educação está na bancarrota, e o mundo está em crise? Parece-me a mim que a causa desta bela crise que nos assolou é essa maldita ganância de transformar dinheiro em mais dinheiro. Só há um pequeno problema.. Dessa forma, como é que o dinheiro não iria acabar? Que utilidade é que têm para a sociedade milhões e biliões em contas privadas, luxos, gastos desmedidos e impensáveis, se não há dinheiro para o básico? Infelizmente, essas pessoas "mereceram-no, trabalharam para isso" e têm todo o direito de o ter.. Aqui remeto para um dito de confúcio que coloquei num post anterior: "Num país bem governado, a pobreza é uma vergonha. Num país mal governado, a riqueza é uma vergonha..."

Gostaria também de clarificar a questão da origem da pobreza, para quem pensa que são a burrice e a preguiça:

- Factores Político-legais: Corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático e fraca igualdade de oportunidades.
- Factores Económicos: Sistema fiscal inadequado (o meu preferido), representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e desenvolvimento (e aqui temos o ciclo da podridão)
- Factores sócio-culturais: Reduzida instrução, discriminação social, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população (quem não tem dinheiro para uma televisão, diverte-se de outras formas, né?)
- Factores Naturais: Desastres naturais, climas, doenças.
- Problemas de saúde: Adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, "doenças da pobreza" como a SIDA e a Malária, deficiencias físicas.
- Factores Históricos: Colonialismo, passado de autoritarismo político.
- Insegurança: Guerra, genocídio, crime.

Portanto, quando quiserem abrir a boca para dizerem merdas do género: "Ai, eu prosperei, mas foi porque estudei e trabalhei para uma vida melhor, enquanto muita gente que anda aí não quer é fazer nada", pensem apenas que qualquer otário consegue estudar, formar-se ou tirar um curso na Universidade. Apenas precisa de condições para tal...

Agora os números (não se assustem):
- Todos os anos morrem 18 milhões de pessoas por razões relacionadas com a pobreza, dando um modesto total de 50 mil por dia.
- Mais de 800 milhões de pessoas estão subnutridas.
- Todos os anos, cerca de 11 milhões de crianças morrem antes de completarem 5 anos.
- 1 Bilião e 100 milhões de pessoas, cerca de um sexto da humanidade, vive com menos de 1 dólar por dia.
- 2 Biliões e 700 milhões vivem com menos de dois dólares por dia.

Mais de metade do mundo é pobre. A outra metade está quase toda ela podre...

2 comentários:

Helel Ben Shahar disse...

Muito bem argumentado, meu caro. Gostei de ler.

Abraço.

Hitman disse...

Eu percebo o teu ponto de vista e não vou dizer que não concordo, porque estaria a mentir mas, prima por algum radicalismo. O que não é mau, porque para fazer passar uma mensagem destas, parece que não vai lá de outra maneira. Aliás, parece que até assim não vai lá. =/